Os avós do meu filho têm direito de visitar ele?

Os avós do meu filho têm direito de visitar ele?

O primeiro ponto a ser esclarecido é que tanto a criança quanto o adolescente possuem direito a convivência e comunicação com os seus familiares, inclusive, com a família extensa.

Mas, o que é família extensa? É aquela formada por parentes próximos com os quais as crianças e adolescentes possuem vínculos afetivos e de afinidade.

Logo, os avós possuem direito a comunicação e convivência familiar, erroneamente conhecido por direito de visitas, inclusive, de acordo com o art. 1.589, parágrafo único, do Código Civil/2002.

Importa destacar que a convivência e comunicação entre os avós e os netos possuem grande relevância na construção da personalidade da criança e do adolescente, ou seja, mais do que um direito efetivado, existe uma interferência direta na pessoa humana que a criança está a se tornar.

Assim, os avós podem entrar com alguma ação se você não deixar eles terem contato com seu filho, sendo conhecida por  pedido de regulamentação de convivência familiar.

Por fim, você pode evitar, principalmente, se os avós cuidam do seu filho. Perceba que os conflitos existentes entre os adultos devem ficar entre os adultos, assim, pode-se formalizar um plano de parentalidade, incluindo os avós como pessoas interessadas em manter o convívio com os netos.

Rafaela
Sou uma canceriana que pouco chora e muito se emociona, sou feminista. Escuto do funk ao chorinho. Sou cinéfila, amo filmes de heróis e romances. Amo ler sobre autoconhecimento, o eu feminino e biografias de grandes nomes. Sou Advogada há quase 8 (oito) anos especialista em Direito das famílias, terapeuta sistêmica há quase 5 (cinco) anos e entendo que as questões familiares podem ser vistas e solucionadas sem maiores prejuízos.
Último artigo
Meu namorado vem morar comigo: ele tem direito a alguma coisa?
Próximo artigo
Tenho que ir buscar e deixar meu filho na casa do pai?