O que preciso saber antes de casar: Planejamento patrimonial.

O que preciso saber antes de casar: Planejamento patrimonial.

O que preciso saber antes de casar: O planejamento patrimonial pode ser uma opção muito interessante para uma boa qualidade de vida dos casados.

Você já parou para refletir que as pessoas começam a se relacionar, resolvem casar ou viver como um casal e, em sua maioria, não conversam sobre dinheiro?

Pelo que vivenciamos, falar sobre dinheiro em qualquer tipo de relacionamento gera confusão ou desconfiança, é um tabu.

Na verdade, os casais planejam a cerimonia, a festa do casamento e não entendem que os efeitos começam a partir da certidão de casamento registrada no cartório.

Casamento ou união estável é uma espécie de sociedade, que envolve dois sócios e várias consequências na vida pessoal e patrimonial.

Por falta de comunicação, alinhamento de expectativas e dificuldade em falar sobre dinheiro, o casal pode vir a se separar e, como diria o ditado, “no início era meu bem, no fim foram meus bens.”

Segundo pesquisas publicadas no Journal of Family Psychology, um dos motivos que ensejam o divórcio é justamente problemas financeiros

Observe, ainda, que as questões financeiras podem se tornar uma forma de violência doméstica, qual seja, patrimonial, tendo a mulher prejuízos imensuráveis.

É importante entender que, se você pretende casar, o planejamento patrimonial pode ocorrer através de um pacto antenupcial, onde o casal pode desenhar como prefere conduzir seu patrimônio.

E, caso vocês não estejam pensando em casar, mas, “morar junto”, pode entender que é possível ser configurado união estável.

Nesta situação, você pode elaborar um contrato ou escritura pública de união estável planejando todo o seu patrimônio.

Preciso ter patrimônio? Não, o planejamento também pode ser realizado para o que você pretende construir. Afinal, o crescimento é almejado por todos, né?

Por fim, percebe o tanto de situação que deve ser observada antes do casamento ou da união estável?

Procure um especialista em Direito das famílias e solicite uma consultoria, afinal, o planejamento é algo individual de cada casal e requer conhecimento específico.

Qualquer dúvida, estou à disposição nos perfis do instagram @rafaelacamaras e @camaraenagibadvocacia.

Até a próxima.

Compartilhar:

Rafaela
Sou uma canceriana que pouco chora e muito se emociona, sou feminista. Escuto do funk ao chorinho. Sou cinéfila, amo filmes de heróis e romances. Amo ler sobre autoconhecimento, o eu feminino e biografias de grandes nomes. Sou Advogada há quase 8 (oito) anos especialista em Direito das famílias, terapeuta sistêmica há quase 5 (cinco) anos e entendo que as questões familiares podem ser vistas e solucionadas sem maiores prejuízos.
Último artigo
O que os olhos não enxergam, a maternidade sente.
Próximo artigo
Perigos na aquisição imobiliária